Infertilidade-Feminina

Compartilhar artigo

Quero engravidar e não consigo: 5 Principais Causas da Infertilidade Feminina

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), a infertilidade pode estar presente em casais cujas tentativas de engravidar após um ano sem o uso de contraceptivos não apresentam sucesso. Diante desses casos, é importante que as causas da infertilidade feminina e masculina sejam investigadas por especialistas. 

A dificuldade para uma gestação não é causada exclusivamente por doenças relacionadas ao sistema reprodutor feminino. Neste post, vamos conhecer melhor os motivos que comprometem a fertilidade das mulheres. A seguir, confira as 5 principais causas da infertilidade feminina. 

O que é a infertilidade feminina?

A infertilidade feminina é definida pela incapacidade de conceber após 1 ano de relações sexuais regulares sem uso de métodos contraceptivos. Em mulheres acima de 35 anos, o início das avaliações ocorre 12 meses após tentativas de gravidez sem sucesso. Além disso, também se enquadram mulheres com dificuldades em levar a gestação a termo e que sofrem com perdas recorrentes.

5 principais causas da infertilidade feminina

A infertilidade feminina pode ter diferentes causas e ser motivada por variados fatores. Entre eles estão doenças que afetam órgãos reprodutores da mulher, infecções, e o avanço. Confira as 5 principais causas da infertilidade feminina.

1. Endometriose

A endometriose consiste no crescimento anormal do endométrio, tecido que reveste a camada interna do útero, que pode atingir importantes órgãos reprodutivos, como ovários e trompas. 

A presença da endometriose pode levar a mulher a desenvolver problemas de ovulação, transporte do óvulo fecundado e também na fixação do mesmo. Segundo a  Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), estima-se que entre 10 a 15% das mulheres que apresentam ciclo menstrual tenham endometriose.

Entre os principais sintomas causados pela doença, estão fortes cólicas, dores durante relações sexuais e fluxo menstrual intenso.Contudo, a doença também pode ser silenciosa. Atualmente, a endometriose é a principal causa de infertilidade feminina. 

Por isso, é importante que a mulher mantenha exames de rotina, aumentando as chances de um diagnóstico precoce e possibilitando que a endometriose seja tratada de maneira adequada. 

2. Síndrome dos ovários policísticos (SOP)

A síndrome dos ovários policísticos é uma das causas da infertilidade feminina que afeta entre 15% a 20% das mulheres em idade reprodutiva. Essa doença é caracterizada pela presença de microcistos nos ovários e, em alguns casos, irregularidade no ciclo menstrual.

A SOP pode ser tratada, e a intervenção ocorre de acordo com cada caso individualmente. Assim, o médico avalia o histórico da paciente e analisa qual a melhor abordagem para proceder diante da doença.

3. Infecções

A infertilidade feminina também ocorre devido a infecções como as ISTs (infecções sexualmente transmissíveis). Entre as infecções que podem causar problemas na fertilidade da mulher estão a clamídia, gonorreia e a doença inflamatória pélvica (DIP), que pode ser transmitida sexualmente ou por meio de objetos contaminados. Quando não tratadas de forma correta, as infecções afetam as trompas uterinas, comprometendo a fertilidade.

4. Idade avançada

Ao nascer, a mulher tem um determinado número de óvulos. Quando atinge a puberdade, a reserva ovariana está com cerca de 500 mil óvulos. Assim, a cada ciclo menstrual, o organismo reserva uma quantidade de óvulos para amadurecimento. Desse grupo, somente um é liberado, sendo o restante inutilizado. 

Portanto, com o avanço da idade, a mulher diminui sua reserva ovariana e também a qualidade dos óvulos, motivo que torna a gestação natural mais difícil. A fertilidade da mulher diminui a partir dos 30 anos, e esse declínio se acelera a partir dos 35 anos. 

Antes dos 30, a mulher apresenta 85% de chances de engravidar naturalmente em um ano. Aos 30 anos, essa taxa cai para 75%. Já aos 35 anos, muda para 66% de chances. Aos 40 anos, a mulher apresenta somente 44%de chances de engravidar em um ano.

5. Obstrução de trompas

As trompas uterinas são órgãos responsáveis pela captação dos óvulos. É nas trompas que ocorre o encontro de óvulo e espermatozoide. Desse modo, a obstrução desses órgãos é uma das principais causas da infertilidade feminina. Esse bloqueio pode ser causado pela cicatrização da área depois de uma inflamação, endometriose e até mesmo cirurgias pélvicas.

É possível recuperar a fertilidade?

A fertilidade pode ser melhorada de diferentes formas. Além de tratamentos clínicos e cirúrgicos, outros procedimentos contribuem para melhorar a qualidade e aumentar a fertilidade em mulheres, como bons hábitos de vida, incluindo acompanhamento médico de rotina.

Ao perceber problemas para engravidar, é importante que a mulher busque ajuda médica em uma clínica especializada em fertilidade. Desse modo, é possível investigar, por meio de exames específicos, e identificar as causas da infertilidade feminina. Assim, é possível realizar o tratamento adequado com o acompanhamento de profissionais qualificados, recuperando a chance de tornar-se mãe. 

Você gostou deste conteúdo? Que tal continuar se informando sobre este assunto? Confira também, como a união do casal pode aumentar a fertilidade!

Assine nossa newsletter

Conteúdos relacionados