A vasectomia é uma forma eficaz de evitar a gravidez. Contudo, é comum que alguns homens que realizaram esse procedimento mudem de ideia. Desse modo, a reversão de vasectomia é feita, permitindo que o homem possa ter uma concepção natural com sua parceira. Para entender melhor essa cirurgia e conhecer suas chances de sucesso, continue a leitura a seguir!
O que é a cirurgia de reversão de vasectomia?
A vasectomia é uma cirurgia caracterizada pela interrupção da circulação dos espermatozoides produzidos pelos testículos e, consequentemente, impedindo que ocorra a gravidez.
A reversão de vasectomia é um procedimento que visa reconectar os ductos interrompidos na vasectomia. Desse modo, a técnica usada reconstrói a passagem para que os espermatozoides cheguem até a uretra e sejam expelidos no sêmen.
Quando esse procedimento é indicado?
O procedimento é um método indicado para homens que realizaram a cirurgia de vasectomia para não ter mais filhos e, no entanto, mudaram de ideia. Para isso, a reversão da vasectomia é realizada, evitando que, para a concepção, seja necessário adotar outras formas de fertilização que não a natural.
Como a reversão é feita?
São usadas duas técnicas para a cirurgia de reversão de vasectomia: a vasovasostomia e a vasoepididimostomia. A vasovasostomia, é a realizada com mais frequência. Nesse procedimento, é realizada a ligação dos ductos obstruídos.
Contudo, caso exista outra obstrução que evite que o fluxo seja restabelecido, a vasoepididimostomia é realizada. Ainda assim, ambas técnicas são pouco invasivas, tendo duração média de 3 horas.
Para o sucesso da reversão de vasectomia, o pós-operatório com acompanhamento médico é fundamental. Desse modo, é possível evitar que a cicatrização dos ductos feche-os novamente, causando a perda da técnica por meio de nova obstrução.
O pós-operatório da reversão de vasectomia deve ser seguido rigorosamente, garantindo o restabelecimento da saúde o paciente. Apesar de ser um período tranquilo, exige cuidados, como suspender a prática de atividades físicas por 2 semanas e também evitar relações sexuais por 4 semanas.
Além disso, é importante que a ferida operatória seja lavada de forma adequada durante o banho e mantida bem seca durante o dia. Em alguns casos, para que o homem mantenha a região dos testículos estável, o médico pode prescrever nas primeiras semanas o uso do suspensório escrotal.
Quais as chances de sucesso da reversão de vasectomia?
Segundo o diretor clínico da MF Fertilidade, Dr. Marcelo Horta Furtado, a taxa de sucesso na reversão de vasectomia é de 95% para procedimentos realizados pela técnica de vaso-vasostomia, e 80% para vaso-epididimostomia.
Já a taxa de gravidez depende da idade da parceira, com taxas entre 60 a 80% para vaso-vasostomia e 45% para mulheres com menos de 35 anos e que o parceiro realizou a vaso-epididimostomia.
Entretanto, quando falamos sobre a restituição dos ductos responsáveis pela passagem dos espermatozoides, outros fatores estão relacionados. Conforme a Sociedade Brasileira de Urologia, as chances de sucesso do procedimento estão relacionadas a:
- tipo de técnica usada na reversão da vasectomia;
- produção testicular de espermatozoides;
- qualidade da cicatrização do paciente;
- experiência e habilidade do cirurgião.
No entanto, é necessário entender que, ainda que a reversão de vasectomia não tenha sucesso, outras técnicas possibilitam que o homem possa gerar um filho. Entre elas está a FIV (fertilização in vitro) por meio de injeção citoplasmática de espermatozoides.
Como posso preservar a capacidade reprodutiva?
A capacidade reprodutiva pode ser preservada e recuperada com tratamentos específicos, orientações e aconselhamento do casal a respeito da importância em adotar um estilo de vida saudável. Além disso, é importante buscar intervenções que visem a recuperação da saúde geral, como tratamentos para infecções, otimização metabólica e hormonal, entre outros.
A reversão de vasectomia é um procedimento indicado para homens que se submeteram a vasectomia e, entretanto, desejam novamente ter filhos por método natural. Com altas chances de sucesso, a cirurgia evita a necessidade de outras técnicas que apresentam maiores custos e demora para sua realização. Por isso, é uma alternativa constantemente indicada, desde que seja viável.
Gostou deste conteúdo? Então, continue acompanhando informações a respeito deste assunto. Para isso, é só seguir nossas redes sociais e manter-se informado. Estamos no LinkedIn, Facebook e Instagram!