A infertilidade feminina pode apresentar diversas causas e apenas um especialista, após investigação detalhada, pode chegar ao diagnóstico correto para propor o tratamento mais indicado.
Por isso, é muito importante esclarecer todas as suas dúvidas sobre fertilidade e reprodução na primeira consulta com seu médico. Mas, você sabe quais perguntas fazer? Se a resposta for não, fique tranquila. Separamos 7 perguntas para fazer em uma consulta e entender melhor a infertilidade feminina. Confira!
7 perguntas relacionadas à infertilidade feminina para fazer em uma consulta
A primeira consulta com um especialista em fertilidade e reprodução humana consiste em uma conversa em que o profissional busca informações que possam ajudá-lo a entender as causas da dificuldade para engravidar.
Por esse motivo, é importante estar preparada não só para fornecer informações. Você deve esclarecer todas as dúvidas sobre o assunto. A seguir, separamos 7 perguntas relacionadas à infertilidade feminina para fazer em uma consulta.
1. Como posso saber se sofro de infertilidade?
A infertilidade feminina pode ser diagnosticada por meio de exames que não fazem parte da rotina médica. Desse modo, a indicação para realizar exames laboratoriais e de imagem, permitindo que o médico investigue a infertilidade, é feita após o casal tentar engravidar por um ano sem sucesso, mantendo no mínimo duas relações sexuais sem contraceptivo por semana.
2. O anticoncepcional pode causar infertilidade?
Ainda que não exista nenhuma relação entre o uso de anticoncepcional por um longo período e a infertilidade, especialistas indicam que o uso do método pode esconder algumas doenças, como a síndrome do ovário policístico, que levam a perda da fertilidade quando não tratadas adequadamente.
3. Posso engravidar mesmo sendo infértil?
A infertilidade indica que a mulher terá maior dificuldade para engravidar, mas isso não impede que a gravidez ocorra. Atualmente, são muitos os tratamentos específicos para a infertilidade feminina, possibilitando que a gestação aconteça.
Um dos principais é a fertilização in vitro (FIV). Nesse método, são coletados óvulos e espermatozoides para análise e preparo. Assim, uma equipe de especialistas pode realizar a fecundação no laboratório, fora do corpo da mulher, e implantar no útero.
4. É possível tratar a infertilidade feminina?
Sim, de diversas formas. No entanto, para que o especialista indique o tratamento adequado, é preciso diagnosticar a causa da infertilidade feminina, por meio de exames. Entre os tratamentos mais utilizados, estão:
- tratamento medicamentoso;
- alteração nos hábitos de vida;
- cirurgias para retirada de miomas;
- cirurgias para o tratamento de doenças que causam a infertilidade
- coito programado, inseminação artificial.
- fertilização in vitro.
O tratamento indicado pode variar de acordo com as causas de infertilidade. Em alguns casos, pode ser necessário que mais de um tratamento seja feito para que a mulher tenha sucesso na gestação.
5. Por que é mais difícil engravidar quando envelhecemos?
A idade materna é um importante fator relacionado ao sucesso da gravidez. Afinal, os óvulos também têm idade cronológica. A mulher nasce com um número certo de óvulos para toda a vida. Dessa forma, com o passar dos anos, os óvulos também se tornam menos jovens.
Os óvulos sofrem com o envelhecimento e outros fatores que modificam sua estrutura celular. Isso diminui a chance de fertilização e formação de um embrião saudável. Por esse motivo, quanto mais afastada da idade reprodutiva, menores são as chances de sucesso para uma gravidez natural. Entre 35 a 39 anos, a fertilidade da mulher diminui em torno de 25%. Além disso, a função sexual também pode ser afetada, com a diminuição da libido e da frequência sexual.
6. Os problemas para engravidar estão relacionados só a minha saúde?
Os problemas para engravidar afetam igualmente a saúde de homens e mulheres. No entanto, a idade da mulher ainda é um dos fatores limitantes, principalmente quando o desejo é priorizar o crescimento profissional e estabilidade financeira. Contudo, alternativas como a criopreservação permitem que a gestação tardia aconteça em segurança, com maiores chances de sucesso.
7. Como posso preservar a capacidade reprodutiva?
São muitas as alternativas que podem ajudar na preservação da capacidade reprodutiva. Além de tratamentos clínicos e cirúrgicos, outros procedimentos contribuem para melhorar a qualidade e aumentar a fertilidade em homens e mulheres.
Para isso, é fundamental consultar um especialista na área. Assim, por meio de exames específicos, é possível identificar as causas da infertilidade feminina e masculina, e também definir o tratamento indicado.
Gostou destas informações? Então, siga nossas redes sociais para acompanhar mais assuntos como este. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn!