infertilidade

Compartilhar artigo

Infertilidade: mitos e verdades sobre suas causas no casal

Quando um casal não consegue engravidar, a ansiedade, o medo e a dúvida sobre a existência da infertilidade se fazem presente. Ao pesquisar sobre o assunto, o casal pode se deparar com inúmeras informações equivocadas que dificultam ainda mais esse processo. 

Ao longo do tempo, alguns mitos acabaram se tornando verdades no imaginário popular. Esses equívocos podem abalar o relacionamento do casal e distanciá-los da ajuda especializada, que permite diagnosticar as causas e tratamento da infertilidade. Para esclarecer esse assunto, separamos os principais mitos e verdades relacionados à fertilidade no casal. Confira.

Mitos e verdades sobre as causas de infertilidade no casal

A infertilidade está associada a problemas em homens, mulheres, ou uma combinação de ambos. Além de características hormonais e genéticas, outras questões podem estar envolvidas, como fatores externos.
A falta de conhecimento sobre o assunto muitas vezes acaba afetando a vida do casal. Por isso, é muito importante esclarecer mitos e verdades sobre a infertilidade. Aqui, separamos os principais. 

A mulher é responsável pela maioria dos casos de infertilidade

Mito. Em um casal infértil, a dificuldade para gerar filhos costuma ser atribuída 40% das vezes aos homens e 40% às mulheres. Assim, nos 20% restantes, é correto afirmar que ambos podem possuir problemas que causam infertilidade. 

O uso prolongado de pílula contraceptiva causa infertilidade

Mito. A pílula anticoncepcional é desenvolvida para prevenir que a gravidez aconteça, sem afetar a fertilidade a longo prazo. Dessa forma, após seu uso ser interrompido, boa parte das mulheres costuma engravidar em alguns meses. Contudo, é importante lembrar que o contraceptivo não impede a transmissão de ISTs (infecções sexualmente transmissíveis), condições que podem causar infertilidade

A idade avançada interfere na fertilidade feminina

Verdade. A mulher já nasce com todos os óvulos. Por não produzir mais durante a vida, sua quantidade é limitada, diminuindo com o passar dos anos. Além disso, a qualidade do gameta é afetada com o envelhecimento natural do organismo.

O estresse pode aumentar as chances de infertilidade no casal

Verdade. Estudos tentam comprovar como o estresse pode prejudicar a fertilidade de homens e mulheres. Em casais que apresentam problemas reprodutivos, o cortisol, hormônio responsável pelo controle do estresse, é encontrado em maiores níveis.

Esse aumento pode explicar porque homens e mulheres que estão em um processo de tratamento de reprodução não conseguem engravidar ainda que tenham apresentado boas condições clínicas. 

Em relação à fertilidade masculina, o estresse, assim como a ansiedade e preocupação, podem também reduzir a qualidade do espermatozoide e o volume do sêmen. Além disso, o sentimento pode diminuir a libido, interferir na frequência das relações sexuais e causar disfunção erétil. Já em relação à fertilidade feminina, os prejuízos são maiores. Afinal, o estresse causa alterações hormonais que podem diminuir a ovulação e comprometer a fertilidade. 

A obesidade pode estar relacionada à infertilidade

Verdade. A obesidade pode causar disfunção erétil devido à redução dos níveis de testosterona. Do mesmo modo, em homens obesos, as camadas de tecido adiposo na coxa e virilha aumentam a temperatura dos testículos, fator que afeta a qualidade e quantidade dos espermatozoides.

Além disso, condições como oligozoospermia (baixo número de espermatozoides em uma amostra de sêmen) e azoospermia (ausência de espermatozoides no sêmen) prevalecem entre homens com sobrepeso e obesidade.

Já em relação às mulheres, a obesidade pode causar ausência da ovulação. Isso porque, o excesso de gordura corporal pode interferir nos hormônios, agindo no ciclo menstrual e fazendo com que a mulher pare de ovular. Contudo, essa condição pode ser interrompida quando a mulher atinge o peso ideal.

A infertilidade em um casal é retratada pela dificuldade para obter uma gestação depois de 12 meses de relações sexuais sem uso de métodos contraceptivos. É importante conhecer as verdadeiras informações a respeito dessa condição, visto que problemas de fertilidade podem ser diagnosticados e tratados

Para isso, o casal deve procurar ajuda especializada em uma clínica com profissionais capacitados e estrutura adequada. Além disso, é necessário buscar conhecimento sobre o assunto. Somente dessa forma mitos e equívocos podem ser elucidados, permitindo que o casal encontre o melhor caminho para solucionar as causas da infertilidade. Quer continuar informando sobre esse assunto? Então, veja também como os fatores hormonais influenciam a fertilidade!

Assine nossa newsletter

Conteúdos relacionados