A varicocele é uma condição que afeta o fluxo sanguíneo e eleva a temperatura dos testículos. Desse modo, a produção dos espermatozoides torna-se comprometida. Consequentemente, ocorre a diminuição na quantidade de gametas produzidos, o que pode causar alterações em sua função e morfologia. Quando não diagnosticada e tratada, a doença pode causar infertilidade. Contudo, a varicocele é reversível. Confira a seguir, os tratamentos para essa condição.
O que é varicocele?
A varicocele é uma doença causada pela dilatação anormal das veias que drenam o sangue nos testículos. A alteração pode diminuir a função reprodutiva masculina. Isso porque, devido ao aumento da temperatura dos testículos a qualidade dos espermatozoides pode diminuir e prejudicar a fertilidade.
O que a varicocele pode causar?
Quando não diagnosticada e tratada, a varicocele pode causar infertilidade no homem. A diminuição da capacidade reprodutiva ocorre pelo aquecimento testicular, responsável pelo prejuízo na formação de novos espermatozoides e diminuição na qualidade dos existentes. Para o funcionamento correto dos testículos, os órgãos devem estar abaixo da temperatura corporal.
A regulação térmica dos testículos
A regulação térmica ocorre por 3 mecanismos distintos. O primeiro e principal é o resfriamento da temperatura do sangue por veias saudáveis, quando chegam nos testículos pela artéria testicular. Quando se tornam dilatadas e varicosas, as veias perdem a função de resfriamento, aumentando a temperatura dos testículos.
O segundo mecanismo para a regulação térmica é por meio da presença da bolsa testicular pendular e músculos que mantém os testículos próximos ou afastados da região abdominal. Isso é regulado conforme a temperatura.
As glândulas sudoríparas são parte do terceiro mecanismo, visto que realizam a eliminação do suor. Elas estão presentes na bolsa testicular e eliminam o calor necessário para manter os testículos na temperatura ideal.
O calor excessivo promovido pela varicocele aumenta os radicais livres. Dessa forma, ocorre o desequilíbrio da região, quadro que leva ao estresse oxidativo e resulta em prejuízos aos espermatozoides.
A alteração pode ser constatada no espermograma com a identificação da piora dos parâmetros seminais. Assim, o refluxo do sangue para a bolsa escrotal pode provocar o acúmulo de substâncias tóxicas. Com o passar do tempo, essa ação resulta no ataque e destruição das células produtoras de espermatozoides, diminuindo o tamanho dos testículos e reduz a quantidade de espermatozoides.
Como são os tratamentos da varicocele?
Apesar de causar infertilidade, a varicocele pode ser tratada e revertida. Seu tratamento é feito de forma clínica e cirúrgica. Segundo associações de urologia e medicina reprodutiva, quando o homem apresenta anormalidade no sêmen, infertilidade conjugal quando a parceira é fértil, e o grau de varicocele é palpável, pode ser indicado o tratamento cirúrgico.
Ainda que diferentes abordagens possam ser escolhidas, em todos os casos o procedimento impedir o refluxo de sangue venoso para a bolsa escrotal diminuindo a temperatura intra-escrotal.
A cirurgia de varicocele pode ser realizada em 3 tipos diferentes de procedimento:
1) varicocelectomia sem magnificacao (inguinal ou sub-inguinal)
2) varicocelectomia com magnificacao (microcirurgica) (inguinal ou sub-inguinal)
3) varicocelectomia laparoscopica
Na cirurgia via inguinal ou subinguinal, o médico faz uma pequena incisão na virilha, realizando a ligadura das veias. Já na laparoscópica, o procedimento é feito com a utilização de câmera e outros equipamentos por meio de pequenos orifícios na pele. As veias espermáticas são tratadas por acesso pela cavidade abdominal.
A alternativa para tratamento da varicocele, a varicocelectomia com microscópio, é uma cirurgia com melhores taxas de sucesso e menores riscos de complicação. Portanto, é a preferência sempre que possível.
Nesse procedimento, por meio de uma incisão na pele, em região inguinal ou subinguinal, o médico utiliza equipamento que permite ampliação de até 40 vezes. Assim, é possível realizar a ligação de veias e preservar artérias e vasos linfáticos.
Você pôde conhecer um pouco mais sobre a varicocele, o que ela pode causar e suas formas de tratamento. É importante enfatizar que, após a cirurgia para correção, a capacidade reprodutiva do homem apresenta melhora. No entanto, as chances para uma gravidez natural podem variar. Afinal, são muitos fatores envolvidos.
Este conteúdo foi útil? Conheça mais sobre a infertilidade sem causa aparente!