fertilidade-masculina

Compartilhar artigo

3 razões para investir na preservação da fertilidade masculina 

O que é preservação da fertilidade masculina?

A preservação da fertilidade no homem não tem o intuito de garantir por mais tempo a capacidade reprodutiva do homem. Ela tem o intuito de preservar o material genético do homem na forma de espermatozoides que possam ser preservados antes de uma exposição a uma condição que tenha um risco elevado de destruí-lo, garantindo assim a chance para que esse homem possa ser pai genético no futuro. 

Essas condições podem ser um tratamento para câncer (seja cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico), uso de medicamento para uma condição benigna (como em algumas doenças inflamatórias), cirurgia com potencial dano ao aparelho reprodutor masculino (como cirurgias da próstata ou vasectomia) e até pessoas com risco de mutilação ou mesmo risco a perda da vida que queiram preservar seu material genético como é o caso homens que vão à guerra ou que fazem esportes radicais.

Nesse sentido, o objetivo da preservação é fazer o armazenamento de espermatozoides para que, futuramente, possam ser utilizados para gerar um bebê. A principal estratégia utilizada  é a criopreservação, em que os espermatozoides  são congelados em temperaturas baixíssimas em tanques de  nitrogênio líquido.

3 razões para investir na preservação da fertilidade masculina

A fertilidade masculina pode ser comprometida por doenças, cirurgias, tratamentos oncológicos, exposição à substâncias ionizantes ou  tóxicas ( agrotóxicos e pesticidas)  e lesões.

Investir na preservação da fertilidade é a única chance para que a pessoa, homem ou mulher, ainda possa ser pai/mãe genético/biológico em um planejamento futuro. A seguir, conheça as principais razões para isso. 

1. Possibilita que o homem em tratamento oncológico seja pai biológico

Entre os cânceres que mais acometem a população masculina, estão os ligados ao sistema reprodutivo. Além da doença, o tratamento oncológico, como a radioterapia, a quimioterapia e as cirurgias oncológicas podem gerar esterilidade, infertilidade ou subfertilidade. 

Preservar a  fertilidade masculina antes de iniciar esses tratamentos é fundamental para garantir que o homem possa se tornar pai biológico no futuro, mesmo que ele se torne infertil após tais terapias.

2. Evitar o comprometimento da fertilidade após cirurgias

Assim como no caso das cirurgias oncológicas, outros procedimentos cirúrgicos também podem provocar a infertilidade permanente no homem, comprometendo a capacidade de ejaculação e/ou impedindo a saída do sêmen. Isso pode ocorrer após cirurgias de próstata ou vasectomia, que obstruem ou podem obstruir os ductos por onde passam os espermatozoides. 

3. Preservar espermatozoides após biópsia testicular

Homens que produzem um número baixíssimo de espermatozoides frequentemente são submetidos à biópsia testicular para obter amostras de modo a identificar se há possibilidade de uma FIV (fertilização in vitro) . Após verificar a presença de espermatozoides, esses gametas podem ser coletados para a realização do procedimento.

Acompanhamento médico para preservar a fertilidade 

A qualidade dos espermatozoides, consequentemente a fertilidade masculina, pode ser melhorada e preservada também com a adesão de hábitos de vida saudável. Assim, é importante que o homem tenha uma alimentação equilibrada, pratique exercícios físicos, evite o abuso de álcool, drogas e tabagismo, tenha boas noites de sono e controle do estresse.

Contudo, a preservação da fertilidade masculina deve ser realizada com acompanhamento médico especializado. Somente um profissional qualificado pode orientar o paciente sobre a possibilidade de métodos para preservar a fertilidade, como por meio da criopreservação.

Conheça a MF Fertilidade

A MF Fertilidade é uma clínica especializada na identificação de problemas de fertilidade, orientação e tratamentos personalizados para recuperar a fertilidade masculina e feminina. Com uma equipe formada por profissionais altamente capacitados, a clínica visa garantir segurança, discrição, comodidade e qualidade no atendimento.

A clínica MF Fertilidade oferece a preservação da fertilidade masculina por meio da criopreservação,que é uma  técnica de congelamento  de espermatozoides em nitrogênio líquido.

Agora que você já conhece os motivos para investir na preservação da fertilidade masculina, entre em contato com a MF Fertilidade e conheça mais sobre a criopreservação de espermatozoides. Nossa equipe está pronta para orientá-lo sobre essa e outras soluções para sua fertilidade. 

Quer conhecer mais sobre a preservação da fertilidade masculina? Então, entre em contato conosco! Será um prazer esclarecer suas dúvidas!

Assine nossa newsletter

Conteúdos relacionados