remédios-infertilidade

Compartilhar artigo

Existem remédios que solucionam a infertilidade?

A infertilidade em homens e mulheres pode ser tratada de diversas formas, uma delas, o tratamento medicamentoso. Os indutores de ovulação, referidos popularmente como remédios para engravidar, são utilizados para regular os hormônios femininos e tratar problemas de saúde que impedem uma gestação. 

Entretanto, para que o tratamento seja realizado de forma segura e correta, a orientação de um médico especialista é fundamental. Você vai entender melhor os motivos na leitura a seguir. Confira.

Existem remédios que solucionam a infertilidade?

Para algumas situações, certos medicamentos podem ser recomendados para auxiliar nas tentativas de gravidez, fazendo parte de um tratamento específico, principalmente quando o homem apresenta alterações em seus espermatozoides e a mulher tem problemas de ovulação. 

Os remédios utilizados podem ser orais e injetáveis, e têm como função melhorar a qualidade e número de óvulos e espermatozoides. No entanto, esse aumento é controlado pelo médico para que seja proporcional ao tratamento. Isso porque obtê-los em excesso não é o objetivo do tratamento. 

Quando é indicado tomar remédios para a fertilidade?

Os remédios que auxiliam a fertilidade são indicados por um profissional especializado quando o casal, após 1 ano de tentativas de gravidez, não apresenta sucesso. Ao decidir pelo tratamento medicamentoso em mulheres com ovulação irregular ou ausência total da ovulação, por exemplo, o médico visa reunir o maior número de folículos, unidades que armazenam os óvulos, para a mulher ovular. 

Já em homens, quando é identificada a diminuição da produção de espermatozoides causada por deficiência hormonal, a terapia hormonal é realizada com a indicação de medicamentos ou hormônios que ajudam a regular a produção dos espermatozoides.

Em ambas situações, o tratamento com remédios é indicado por profissionais, após investigação e diagnóstico por meio de exames laboratoriais, físico e de imagem. Afinal, o tratamento para infertilidade por meio de remédios só pode ser realizado com indicação e orientação médica.

Como são as taxas de sucesso para o tratamento?

As taxas de sucesso para o tratamento da infertilidade com medicamentos varia conforme a resposta de cada organismo. No entanto, é possível afirmar que as taxas de gravidez estão entre 15% a 50%. 

Entre os fatores relacionados à variação das taxas de gravidez estão a idade da mulher, o momento do ciclo em que houve a relação sexual, velocidade e motilidade dos espermatozoides, e mais.

Posso tomar remédios para a infertilidade sem acompanhamento médico?

Não. A automedicação é um ato desaconselhado por todos os profissionais e órgãos de saúde, e não seria diferente em relação à área de fertilidade. Quando ingeridos sem orientação adequada, os medicamentos podem comprometer a saúde de homens e mulheres e até mesmo dificultar a gravidez.

Visto que a infertilidade atinge 15% dos casais que buscam uma gravidez, existem inúmeros medicamentos disponíveis que podem proporcionar excelentes resultados. Contudo, é fundamental que o tratamento seja feito baseado em conhecimento científico, com o acompanhamento de médicos qualificados, que conheçam os efeitos colaterais e entendam como melhorar os resultados sem que o casal seja submetido a complicações durante esse tratamento.

Por isso, somente após a orientação de um profissional especializado na área de reprodução o tratamento é aconselhado. Além de exames realizados para o diagnóstico, o médico decidirá qual a conduta adequada de acordo com a saúde e necessidades do casal.

Como melhorar a fertilidade?

Além dos medicamentos, outras alternativas também são utilizadas para melhorar a fertilidade. Entre elas estão mudanças nos hábitos de vida, como adoção de alimentação saudável e atividades físicas na rotina, evitando tabagismo e uso abusivo de álcool. Em conjunto, técnicas especializadas podem ser realizadas com o auxílio de especialistas na área. Para isso, é fundamental procurar ajuda em uma clínica de fertilidade.

Os remédios para infertilidade devem ser utilizados somente após avaliação médica, com orientação e acompanhamento profissional. Essa é a melhor forma de garantir que seu tratamento tenha sucesso e seja feito com qualidade e segurança.

Gostou deste post? Então, confira também tudo o que você precisa saber sobre a forma do espermatozoide e como ela pode afetar a fertilidade!

Assine nossa newsletter

Conteúdos relacionados