Boa parte dos casais que buscam auxílio em uma clínica de reprodução assistida conta com um paciente vasectomizado. Ou seja, que realizou a vasectomia para evitar uma gravidez indesejada. A vasectomia é reversível. Quer saber mais sobre esse assunto? Então, confira a leitura a seguir!
O que é vasectomia?
A vasectomia é uma cirurgia realizada quando o homem quer evitar uma gravidez indesejada. O procedimento é feito para interromper a circulação de espermatozoides pelos ductos deferentes até o pênis, e evitar que ocorra a fecundação. Esse é um método eficaz e tem sido cada vez mais buscado por homens.
Apesar de tornar o homem estéril, a vasectomia não interfere na vida sexual do homem, visto que não provoca prejuízos no desempenho sexual, nem alterações na produção de hormônios masculinos.
O homem não apresenta alterações na ejaculação e as chances de que uma gestação aconteça após a cirurgia são inferiores a 1%. Isso porque, em situações raras pode ocorrer a recanalização natural dos ductos, resultando em sua desobstrução e permitindo que a passagem dos espermatozoides seja possível.
O que é a reversão da vasectomia?
A vasectomia é reversível. A técnica usada para evitar a gravidez é feita pela interrupção dos ductos responsáveis por transportar os espermatozoides. Já a reversão da vasectomia consiste na restauração do fluxo de espermatozoides pelos ductos deferentes pela mesma incisão realizada na vasectomia. A cirurgia de reversão é realizada por 2 métodos: vasovasostomia e vasoepididimostomia.
A vasovasostomia é o procedimento realizado com mais frequência, e possibilita a religação dos ductos. Contudo, quando na cirurgia se identifica uma outra obstrução no epidídimo, além daquela no ducto deferente, é feita a vasoepididimostomia. Esse procedimento é feito estabelecendo uma conexão do ducto deferente direto com o epidídimo, estrutura responsável pelo armazenamento dos espermatozoides.
A cirurgia exige internação em regime hospital-dia, visto que é necessário aplicação de anestesia geral. Desse modo, após o procedimento o homem pode ir para casa no mesmo dia. No entanto, é importante que o período de recuperação seja respeitado, com repouso nos primeiros dias. Além disso, é necessário aguardar 4 semanas antes de ter relações sexuais ou ejaculação, tempo suficiente para que a sutura dos canais deferentes cicatrize.
Até quanto tempo depois a vasectomia é reversível?
A vasectomia é reversível não importa quanto tempo passou após a primeira cirurgia. Contudo, nem sempre o procedimento apresenta o resultado esperado. Isso porque, as chances de sucesso dependem da técnica utilizada para a reversão. Entretanto, quanto mais tempo passar desde a vasectomia, maior será a chance para que a vasoepididimostomia, técnica que apresenta resultados menores do que a vaso-vasostomia, seja necessária.
Como fazer a reversão da vasectomia?
A reversão da vasectomia é uma técnica delicada e de alta complexidade. Afinal, é necessária uma cirurgia para que os ductos deferentes, anteriormente cortados e fechados na vasectomia, sejam reconstruídos para permitir a passagem dos espermatozoides.
Em geral, o método é realizado por meio de microcirurgia. Entretanto, a técnica utilizada pode variar segundo a avaliação do médico especialista, determinando a melhor forma de obter resultados positivos. Após o procedimento, o homem deve realizar um espermograma nos primeiros 3 meses. Assim, é possível confirmar o resultado esperado.
É possível preservar a capacidade reprodutiva?
Algumas estratégias podem ser realizadas para evitar os efeitos negativos que podem diminuir a capacidade reprodutiva no homem, afetando a qualidade e produção de espermatozoides.
Uma das formas de preservar a capacidade reprodutiva é por meio do acompanhamento médico de rotina, melhorando a chance de diagnóstico precoce para doenças que podem afetar a fertilidade.
Além disso, a preservação pode ser feita por meio de tratamentos clínicos, cirúrgicos e procedimentos que contribuem para melhorar a qualidade e aumentar a fertilidade em homens e mulheres.
Apesar de saber que a vasectomia é reversível, é fundamental entender que o resultado desse procedimento varia conforme o paciente e a técnica utilizada. Afinal, quanto maior o tempo desde a vasectomia, as chances para que a vasoepididimostomia seja necessária também aumentam. Lembrando que essa técnica não oferece os mesmos resultados que a vaso-vasostomia.
Contudo, existem outras possibilidades para que a gestação aconteça, mesmo que não seja de forma natural. Para conhecê-las, basta procurar uma clínica especializada.
Está interessado na reversão da vasectomia e outras formas de restabelecer a fertilidade? Então, conheça a MF Fertilidade, clínica especializada em fertilidade masculina!