fertilidade-masculina

Compartilhar artigo

Como o estresse afeta a fertilidade masculina?

A infertilidade é causada por muitos fatores, como doenças, problemas relacionados ao sistema reprodutor, e condições externas, como o estresse. Poucos têm conhecimento sobre a influência do estresse na fertilidade masculina

Afinal, esse assunto é mais falado quando tratamos sobre as causas de infertilidade em mulheres. No entanto, o estresse pode atrapalhar a gravidez ao afetar a saúde reprodutiva do homem. A seguir, você vai entender melhor como isso funciona.

Quais os efeitos do estresse no organismo?

O estresse pode trazer graves consequências para a saúde, entre elas, doenças cardíacas, doenças crônicas, e distúrbios mentais que afetam a fertilidade masculina. Desse modo, o estresse atinge diversos sistemas do corpo ao desregular os níveis de cortisol, hormônio responsável pela sua regulação. Confira os principais.

Sistema cardiovascular

No sistema cardiovascular, o estresse pode causar taquicardia (batimento acelerado do coração). Desse modo, ao bater mais rápido e forte, o coração manda mais sangue para os órgãos e músculos, aumentando a pressão arterial. Essa resposta contínua pode sobrecarregar o órgão, causando problemas como ataque cardíaco, derrames, entre outros.

Sistema imune

O sistema imune é responsável por defender o organismo. A alteração que o estresse causa nos níveis de cortisol afeta o sistema imunológico, tornando-o mais vulnerável as infecções e dificultando a recuperação da saúde diante de algumas doenças. Além disso, o estresse pode aumentar os níveis de citocinas pró-inflamatórias (proteínas que regulam a ação de células), causando um processo inflamatório crônico.

Sistema muscular

Diante do estresse, os músculos se tornam tensos, causando dores e fadiga. Entre as principais queixas relacionadas ao estresse estão dores de cabeça, dores na mandíbula, dificuldade de concentração e até mesmo problemas para dormir.

Quais são as principais fontes de estresse do dia a dia?

As fontes de estresse são diversas e podem variar no dia a dia. Em muitos casos, o homem sofre ao sentir-se angustiado por problemas no trabalho, situação financeira, problemas familiares e mais.

No entanto, outros fatores também podem ser vistas como fonte de estresse pelo organismo, como atividades físicas exageradas, consumo de substância tóxica, má-alimentação, entre outros. Por isso, é correto afirmar que o estímulo estressor e a reação do organismo pode ser diferente para cada pessoa.

Como o estresse pode afetar a fertilidade masculina?

Assim como outros sistemas do corpo, o estresse afeta o sistema reprodutor masculino. Isso porque, ao sofrer situações de estresse os níveis de testosterona podem cair. Desse modo, a produção e qualidade dos espermatozoides é comprometida, afetando a fertilidade masculina. 

A resposta ao estresse pode também prejudicar a fertilidade diante da dificuldade de ereção ou diminuição do desejo sexual. Além disso, o estresse pode aumentar de forma significativa o estresse oxidativo. Ou seja, eleva a produção desequilibrada de espécies reativas de oxigênio danificando proteínas, lipídeos e o DNA. Isso prejudica a qualidade e fertilidade dos espermatozoides.

Como posso preservar a capacidade reprodutiva?

A capacidade reprodutiva pode ser preservada diante de algumas alternativas. Entre elas, mudanças nos hábitos de vida. A fertilidade masculina pode melhorar quando o homem adota uma alimentação equilibrada e saudável, evitando alimentos nocivos e aderindo à prática de atividades físicas regulares. 

Da mesma forma, é importante evitar o uso de drogas, cigarro, abuso de álcool e praticar atividades que proporcionem o relaxamento e bem-estar. Assim, é possível evitar o estresse e melhorar a fertilidade masculina. Em conjunto com essas mudanças, estão técnicas especializadas que podem ser realizadas com o auxílio de profissionais da área. 

Para isso, é fundamental buscar ajuda em uma clínica de fertilidade. Com exames específicos, o médico pode avaliar e diagnosticar as causas dos problemas para engravidar, elaborando o melhor plano terapêutico para recuperar a fertilidade.

O estresse pode afetar de diversas formas o organismo humano, trazendo prejuízos à saúde e comprometer a fertilidade masculina. Por isso, é fundamental evitar que isso aconteça, buscando ajuda profissional sempre que necessário. Seja em um psicólogo, terapeuta ou em um médico especializado em fertilidade.

Este conteúdo foi útil? Então, continue mantendo-se informado ao conferir como a união do casal pode aumentar a fertilidade!

Assine nossa newsletter

Conteúdos relacionados