criopreservaçao

Compartilhar artigo

Criopreservação: conheça a alternativa para preservar a fertilidade

A criopreservação é uma técnica que possibilita ao homem realizar o sonho da paternidade. Esse procedimento envolve o congelamento de somente gametas, mantendo sua preservação a temperaturas muito baixas por meio de nitrogênio líquido. A seguir, conheça melhor a criopreservação, alternativa que possibilita preservar a fertilidade!

O que é criopreservação?

A criopreservação é uma técnica de congelamento de gametas que visa a preservação de material biológico para uso futuro.

A técnica mais usada atualmente é a vitrificação. Esse processo consiste no resfriamento ultrarrápido por meio de soluções crioprotetoras, impedindo que cristais de gelo se formem no interior das células durante o processo. A temperatura usada para a preservação em nitrogênio líquido é de 196 °C negativos.

Quando ela pode ser feita?

A criopreservação é indicada para pessoas que buscam garantir a possibilidade de ter um filho futuramente. Dessa forma, a técnica é indicada para aqueles que por algum motivo tem o risco de dano a espermatogênese ou seja na produção de espermatozoides.

 Veja a seguir, quem pode optar pela criopreservação.

Preservação da fertilidade em pacientes com câncer

Alguns tipos de câncer podem causar problemas de fertilidade devido aos danos ao sistema reprodutivo. Além disso, boa parte dos tratamentos oncológicos, como quimioterapia, radioterapia e cirurgias, podem deixar o paciente estéril ou infértil.

Assim, quando os espermatozoides são preservados pela criopreservação, é possível que, mesmo após o tratamento, o paciente tenha a chance de realizar o sonho da paternidade com gametas saudáveis.

Planejamento para a mulher

Muitos casais acabam planejando juntos o melhor momento para ter um filho. Assim, as condições financeiras, exigências da carreira e outras razões acabam empurrando a maternidade e paternidade para o futuro. A criopreservação é a solução para aguardar o momento adequado.

Pode-se colocar aqui tratamento de condições não-malignas. Algumas doenças reumatológicas usam no seu tratamento medicamentos que podem ser tóxicas aos espermatozoides, como a sulfassalazina. Doenças neurológicas também podem fazer uso de drogas gonadotóxicas como o ácido valpróico. Também pode ser oferecido para pessoas que se colocam em situações de risco como ir a guerra, esportes radicais. 

Outra indicação seria para parceiros de casais que viajam muito e raramente conseguem estar juntos no período fertil da parceira ou não estarão presentes na data da coleta de óvulos para uma FIV.

Baixas quantidades de espermatozoides

Para os homens que apresentam amostras com baixas quantidades de espermatozoides, é possível realizar o congelamento dessas amostras de alguma forma para assegurar a falta de espermatozoides no futuro. Contudo, somente em uma clínica especializada nesse protocolo isso é possível, como na MF Fertilidade.

Por que fazer a criopreservação na MF Fertilidade?

A MF Fertilidade é uma clínica especializada na orientação e tratamentos personalizados para fertilidade e saúde. Com profissionais altamente capacitados, prezamos pelo cuidado, atenção e discrição.

Além de consultas na área, contamos com um laboratório andrológico completo para a realização de exames que garantem a qualidade e procedência dos resultados. Assim, podemos fornecer informações seguras e confiáveis para um diagnóstico correto e orientações adequadas. 

Na MF Fertilidade, realizamos a criopreservação de espermatozoides nos preocupando sempre em garantir o cumprimento dos protocolos preconizados, visando não só o armazenamento, mas também a otimização das amostras, elevando assim as chances de realizar o sonho da fertilidade.

Com acolhimento e humanização, oferecemos suporte desde o processo de decisão até o momento do descongelamento, preparando a amostra para sua utilização. Na criopreservação dos gametas masculinos, selecionamos os melhores espermatozoides por preparo seminal, com técnica e testes próprios, desenvolvidos por suas especialistas da nossa instituição. 

Desse modo, a qualidade do sêmen que vai para criopreservação é aumentado por meio de triagem analítica dos espermatozoides feita por profissionais PhD, altamente especializados em andrologia.

Além disso, pelo desenvolvimento de pesquisas e técnicas próprias, voltadas para a recuperação de melhor qualidade, assim aumentando as chances dos pacientes gerarem filhos no futuro.

Por fim, a transparência, segurança e confiabilidade através da informação real ao paciente sobre o material que ele possui armazenado é adotada. Isso é feito por meio do descongelamento de uma palheta teste. 

Ou seja, uma palheta congelada especificamente para ser descongelada, analisada e informar o que foi realmente obtido naquele congelamento. Assim, caso necessário, é possível orientar o paciente a obter novas amostras realizando mais coletas.

Na leitura de hoje você conheceu a criopreservação, técnica de congelamento de gametas que permite constituir uma família no futuro. Na MF Fertilidade, é possível realizar esse procedimento com toda discrição, segurança e qualidade exigida para melhorar os resultados da técnica. Quer saber mais sobre a criopreservação na MF Fertilidade? Entre em contato conosco e agende um horário com nossos especialistas!

Assine nossa newsletter

Conteúdos relacionados