tratamento-de-fertilidade

Compartilhar artigo

Por que os custos não devem ser o principal fator para decidir a realização de um tratamento de fertilidade

Os problemas para engravidar afetam cerca de 48 milhões de casais que sonham em ter filhos no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Por esse motivo, o tratamento de fertilidade tem sido cada vez mais procurado. 

Mesmo com o aumento na procura, muitos casais ainda sentem certa resistência para buscar ajuda profissional, tendo como um dos motivos a situação financeira. Afinal, muito se ouve sobre o alto custo de procedimentos como a Fertilização in Vitro (FIV).

Contudo, o que nem todos sabem é que existem diferentes formas de tratamentos para engravidar, com variados valores, que são indicados de acordo com o diagnóstico realizado pela clínica de fertilidade. 

Com isso, os custos podem variar e caber no bolso dos casais que estão prontos para realizar o sonho da paternidade e maternidade. A seguir, confira os fatores que influenciam os valores do tratamento de fertilidade, e por que esse não deve ser o principal fator para decidir sobre o tratamento!

O que influencia o custo do tratamento de fertilidade?

O Conselho Federal de Medicina (CFM), por meio da Resolução nº 1.974/11, proíbe que as clínicas de fertilidade divulguem os preços dos tratamentos. No entanto, podemos conhecer alguns fatores que influenciam os valores desses procedimentos. 

Exames

Quando um casal chega a clínica de fertilidade, o primeiro passo para descobrir o que causa dificuldade para engravidar é a realização de exames que avaliem a saúde do homem e da mulher. Além de exames de sangue e imagem, também são feitas avaliações das condições ovarianas, espermáticas e hormonais.

Medicamentos

Outro fator relacionado ao custo do tratamento de fertilidade é a terapia medicamentosa. Podem ser indicados diferentes medicamentos para tratar a infertilidade conforme a necessidade de cada indivíduo. 

Honorários médicos e da equipe

Os honorários dos profissionais de saúde envolvidos no tratamento de fertilidade também devem ser considerados. Além de médicos especialistas, a equipe multidisciplinar pode ser formada por enfermeiros, embriologistas, psicólogos, e outros profissionais.

Coleta e preservação de materiais

Em alguns casos, o tratamento de fertilidade indicado pode envolver a coleta e preservação de materiais como óvulos, espermatozoides e embriões. Tais procedimentos também envolvem um custo que pode variar segundo a clínica. O pagamento para armazenamento desse material pode ser feito mensalmente ou mesmo por anuidade.

Infraestrutura

A infraestrutura da clínica também pode influenciar no valor do tratamento de fertilidade. Afinal, este local precisa de grande investimento na manutenção de seu espaço, garantindo as condições exigidas por órgãos reguladores e assegurando que os pacientes tenham qualidade, segurança, conforto, privacidade e comodidade em qualquer procedimento realizado.

A construção da sua família é um objetivo que não tem preço

Os fatores acima influenciam no valor do tratamento de fertilidade. Contudo, ainda que os custos devam ser considerados, o sonho de poder ter filhos e criar uma família é muito maior que qualquer valor. Por isso, antes mesmo de se preocupar com custos, é fundamental que o casal procure ajuda médica para descobrir o que pode ser a causa da dificuldade para engravidar.

Preciso fazer um planejamento financeiro para um tratamento de fertilidade?

Vimos que o tratamento de fertilidade pode ter diferentes fatores que influenciam no valor. Além disso, existem diversas formas de tratamento, sendo muitas delas não tão complexas e invasivas. Desse modo, os valores podem ser também mais acessíveis

Realizar um planejamento financeiro é uma questão pessoal, e deve ser feito conforme as condições de cada casal. Essa estratégia costuma ser adotada por pacientes que precisam de técnicas com alto custo, como a FIV, por exemplo. 

Portanto, a melhor alternativa é avaliar sua realidade e conhecer os motivos relacionados à dificuldade para engravidar, o diagnóstico correto e qual o tratamento de fertilidade adequado para o caso. Para isso, basta procurar uma clínica especializada em reprodução humana!

A recuperação da fertilidade

É possível aumentar a fertilidade com tratamentos específicos a orientação e aconselhamento do casal sobre a importância de adotar um estilo de vida saudável e evitar hábitos nocivos, além de intervenções que visem a recuperação da saúde geral do indivíduo como o tratamento de infecções, otimização metabólica e hormonal, entre outros.   

Como a fertilidade está intrinsecamente ligada à saúde geral,  terapias medicamentosas ou a suplementação com nutrientes específicos podem ser adotadas para corrigir, reverter ou melhorar  os parâmetros do sêmen e a qualidade dos  espermatozóides,aumentando as chances da concepção natural ou otimizando os  resultados das técnicas reprodutivas.

Conheça a MF Fertilidade e saiba mais sobre como recuperar a sua fertilidade.

O que achou do artigo?

Gostou deste post? Então, veja também como o álcool pode afetar a fertilidade masculina!

Assine nossa newsletter

Conteúdos relacionados