Compartilhar artigo

O que infertilidade masculina?

A infertilidade é uma condição que afeta homens e mulheres, dificultando o sonho de uma gravidez. Contudo, essa condição pode ser tratada quando a causa é identificada. Assim, ao procurar atendimento médico, o especialista pode diagnosticar o motivo da infertilidade masculina ou feminina. 

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que em 40% dos casos a dificuldade de uma gestação é atribuída aos homens, 40% às mulheres, e entre 15% a 20% a causa é desconhecida. Na leitura de hoje, você poderá entender um pouco mais sobre a infertilidade masculina, porque ela acontece, diagnóstico e formas de tratamento. Acompanhe!

O que é infertilidade masculina?

A infertilidade masculina é uma condição do sistema reprodutor masculino que impede a concepção. Ou seja, é a impossibilidade de engravidar a parceira após o período de 12 meses de relação sexual sem o uso de métodos contraceptivos.

O que causa a infertilidade masculina?

Em geral, a infertilidade masculina acontece devido a uma doença ou alteração no esperma. Além disso, pode ocorrer por causas de origem externa, que estão relacionadas ao estilo de vida do indivíduo. 

Varicocele

A varicocele é a causa reversível mais comum da infertilidade masculina, atingindo cerca de 40% dos homens com problemas de fertilidade. Essa condição consiste na dilatação das veias localizadas nos testículos, e pode afetar o fluxo sanguíneo e aumentar a temperatura local, prejudicando a produção e qualidade dos espermatozoides.

Azoospermia

A azoospermia também está associada à infertilidade masculina. É caracterizada pela ausência de espermatozoides no sêmen e pode ter causas genéticas, endócrinas, estruturais e obstrutivas. 

Infecções

Certas infecções podem ser graves e causar o comprometimento do sistema reprodutor. Entre as mais comuns, estão a clamídia e a gonorreia, infecções que, quando não tratadas, podem causar quadros obstrutivos.

Criptorquidia

A criptorquidia também pode causar infertilidade masculina. Essa é uma condição congênita, sendo caracterizada quando os testículos não descem completamente para o escroto, durante o desenvolvimento fetal. 

Problemas hormonais

Os fatores hormonais comprometem o sistema reprodutor masculino. Baixos níveis de testosterona estão relacionados a outros desequilíbrios hormonais, prejudicando a fertilidade.

Outros fatores

Além das causas acima, muitas outras podem estar relacionadas à infertilidade masculina, incluindo hábitos de vida que podem influenciar a produção e qualidade dos espermatozoides, como uso de alguns medicamentos, abuso de drogas, álcool, tabagismo, obesidade e estresse.

Como é feito o diagnóstico?

Uma vez diagnosticado o motivo da infertilidade masculina, esse problema pode ser tratado. Por isso, é importante procurar ajuda de um profissional com especialização em infertilidade masculina. Desse modo, especialistas poderão realizar o diagnóstico correto por meio de exame físico, histórico médico, espermograma e exames laboratoriais andrológicos especializados

Como tratar a infertilidade masculina?

Após conhecer a causa da infertilidade masculina, o médico poderá tratá-la da forma adequada, avaliando os tratamentos disponíveis para cada caso. A seguir, conheça os principais.

Medicamentos

Muitas causas da infertilidade masculina podem ser tratadas apenas com o uso de medicamentos, como as infecções, por exemplo. Além disso, condições como a ausência de ejaculação podem ser medicadas, sem a necessidade de outro tipo de intervenção.

Tratamento hormonal

Os tratamentos hormonais são uma opção para casos em que a deficiência de hormônios resulta na infertilidade. A terapia hormonal dura pelo menos 3 meses, sendo administrados hormônios responsáveis por regular a produção de espermatozoides. Lembrando que a testosterona não deve ser utilizada nestes casos pois leva a uma piora do quadro da infertilidade. 

Cirurgias

Os tratamentos também podem ser cirúrgicos, como na presença de varicocele. Visto que essa condição provoca a dilatação dos vasos sanguíneos nos testículos, a cirurgia indicada realiza a ligadura dos vasos dilatados, interrompendo o fluxo sanguíneo por essas veias. Além disso, outras cirurgias podem ser realizadas para desobstruir ou mesmo reconstruir os canais do sistema reprodutor masculino. 

Inseminação artificial

A inseminação artificial é um procedimento indicado para a infertilidade masculina quando os tratamentos acima não são suficientes. Dessa forma, o homem realiza a coleta de espermatozoides em laboratório para que o material seja preparado e inserido diretamente no útero.

Fertilização in vitro clássica

A FIV (fertilização in vitro) é um processo de reprodução assistida em que o desenvolvimento do embrião ocorre em laboratório, após coleta de óvulos e espermatozoides, avaliação, seleção e fecundação, garantindo o desenvolvimento do embrião para que seja introduzido no útero e inicie a gestação.

FIV pela Técnica de ICSI (injeção intracitoplasmática de espermatozoides)

A diferença da ICSI para a FIV clássica é somente o modo da fertilização dos óvulos. Na ICSI a fertilização se dá com a injeção (colocação) de um espermatozoide dentro de cada óvulo pelo biólogo (ou embriologista) enquanto que na FIV clássica os espermatozoides são colocados juntos aos óvulos e eles é quem têm de penetrar nos óvulos por eles mesmos. 

O restante do processo (coleta dos óvulos, coleta dos espermatozoides, desenvolvimento embrionário, e transferência do embrião para o útero) é igual em ambas as técnicas.

Gostou deste post? Então, veja também a relação entre a idade e a infertilidade masculina!

Assine nossa newsletter

Conteúdos relacionados