Para diagnosticar problemas relacionados à infertilidade, o especialista investiga as possíveis causas por meio de exames como o espermograma. Esse teste avalia a qualidade e quantidade de espermatozoides, indicando possíveis problemas de fertilidade. A seguir, confira tudo o que você deve saber antes de fazer um espermograma!
O que é e para que serve o espermograma?
O espermograma é um exame laboratorial que permite analisar a qualidade do sêmen. Esse teste é feito quando existem problemas para a concepção. Dessa forma, quando há suspeita de condições físicas, imunológicas e genéticas que comprometem as condições do espermatozoide e interferem na fertilidade masculina, o espermograma é solicitado.
No exame, é coletada uma amostra de sêmen que será analisada de forma macroscópica e microscópica. Feita a olho nu, a avaliação macroscópica observa e avalia condições físicas, como volume, coloração, viscosidade, liquefação e pH do sêmen.
Por sua vez, a análise microscópica analisa a quantidade, concentração dos espermatozoides, motilidade, forma e vitalidade dos espermatozoides. Da mesma maneira, mede os níveis de leucócitos (células de defesa do sistema imune) no sêmen.
Quando o exame é indicado?
O espermograma é um exame essencial para investigar as causas de infertilidade masculina, avaliando a qualidade dos espermatozoides e o funcionamento do sistema reprodutivo do homem.
A realização do espermograma pode ser indicada quando o homem/casal busca ajuda médica ao passar por dificuldades para engravidar. Em caso de infertilidade, o espermograma ajuda a determinar se o problema está relacionado a baixa contagem, baixa motilidade ou alterações morfológicas (forma) dos espermatozoides.
Além disso, o exame é indicado para acompanhamento de pacientes em tratamento oncológico, avaliação pós-operatória de vasectomia e também no pós-operatório de reversão de vasectomia.
Como o exame é feito?
O espermograma é realizado em ambiente laboratorial, de forma simples. A coleta de sêmen é feita pelo próprio paciente, em uma ejaculação única por meio da masturbação. Para isso, a coleta é feita em uma sala com estímulos visuais à sua disposição. Contudo, em alguns casos, a coleta pode ser feita em casa.
Como devo me preparar para o espermograma?
Antes de realizar o espermograma, é preciso se atentar a alguns cuidados necessários para o exame. Tais orientações serão realizadas pelo médico antes da coleta. Contudo, você pode conhecer os cuidados a seguir.
Fazer abstinência sexual
A abstinência sexual é necessária para quem vai fazer o exame de espermograma. Por isso, o indicado para avaliação da fertilidade é de 48hs a 72hs sem qualquer tipo de estimulação sexual (tempo medido em horas mesmo). Nem mais de 72hs e nem menos de 48hs. O não cumprimento desse cuidado pode influenciar na quantidade e qualidade de espermatozoides, comprometendo os resultados do exame.
Evitar o uso de antibióticos
Outro cuidado indicado é que o homem não esteja fazendo uso de antibióticos perto da data do exame. Após o término da medicação, é necessário aguardar um intervalo de, pelo menos, 14 dias para fazer o exame. Além disso, é preciso avisar o médico sobre qualquer medicamento que esteja utilizando.
Não utilizar lubrificantes
Para a coleta do material, é normal que o homem utilize alguns estímulos. Contudo, para a masturbação, o uso de lubrificantes é contra-indicado. Afinal, algumas substâncias contidas no produto interferem o resultado do espermograma.
Realizar cuidados de higiene
Para que o exame tenha o resultado adequado, é fundamental que o paciente faça a higiene correta das mãos e do pênis com água, sabão ou antisséptico fornecido pela clínica onde a coleta será feita.
Como posso preservar a capacidade reprodutiva?
A capacidade reprodutiva pode ser preservada quando o homem ou a mulher realiza os cuidados necessários em relação ao sistema reprodutivo. Por meio de orientação e tratamentos individualizados, clínicas de fertilidade contribuem para que casais restaurem a capacidade reprodutiva com segurança, comodidade e qualidade em exames, tratamentos e procedimentos.
Neste conteúdo você conferiu tudo o que é preciso saber sobre o espermograma antes de realizar esse exame. Por isso, se você e sua parceira apresentam dificuldades para engravidar, busque uma clínica especializada em fertilidade para começar uma investigação das causas, realizando exames como esse.
Gostou deste post? Então, veja também como aumentar a fertilidade do homem!