dna-espermatico

Compartilhar artigo

Para que serve a análise de fragmentação de DNA espermático?

Todos os homens estão suscetíveis aos danos no DNA dos espermatozoides. No entanto, quando ocorre uma alta porcentagem na fragmentação de DNA espermático, a capacidade reprodutiva pode ser comprometida.

Afinal, os danos ao DNA afetam o potencial do espermatozoide na fertilização do óvulo e a qualidade do embrião. A seguir, conheça mais sobre este assunto e entenda para que serve a análise de fragmentação de DNA espermático.

O que é fragmentação de DNA espermático?

A fragmentação do DNA espermático é a quebra do material genético dos espermatozoides devido à presença de radicais livres, moléculas que causam prejuízos às células espermáticas por meio do estresse oxidativo. As causas da fragmentação do DNA espermático podem variar, sendo a maioria relacionada a hábitos de vida nocivos, como obesidade, sedentarismo e tabagismo.

O que é a análise de fragmentação de DNA espermático?

A análise de fragmentação de DNA espermático é um dos exames realizados para investigar possíveis causas de infertilidade. Para essa detecção, também são diversos testes que podem ser usados, cada um abordando diferentes aspectos da fragmentação. 

Os exames mais comuns para avaliar a fragmentação do DNA espermático são o SCSA (Sperm Chromatin Structure Assay), o Comet, TUNEL e o SCD (Sperm Chromatin Dispersion).

Quando o exame é indicado?

A análise da fragmentação do DNA espermático é indicada para homens que apresentam dificuldades para ter filhos, homens acima de 40 anos e também aqueles com histórico de exposição a agentes tóxicos que afetam a fertilidade.

Esse teste pode ser recomendado também quando o casal apresenta falhas de implantação em técnicas de reprodução assistida e abortos seguidos. O teste de fragmentação do DNA dos espermatozoides permite ao especialista quantificar o grau de comprometimento do DNA espermático. Assim, é possível indicar o melhor tratamento para cada caso.

O método de TUNEL

O método de TUNEL é uma avaliação com adequada sensibilidade e precisão para detectar danos no DNA espermático, sendo indicado sua inclusão na avaliação espermática de rotina. Nesta técnica são avaliados 10.000 espermatozoides pela citometria de fluxo. Ela detecta diretamente a fragmentação de DNA enquanto as outras (SCD, SCSA e COMET) indiretamente. Pode ser feito usando microscopia de fluorescência, mas o número de espermatozoides avaliados variam de 200 a 500. 

Os resultados são computados avaliando a porcentagem de espermatozoides fragmentados do total de espermatozoides no semen. 

Os valores de referência são:

  • < 20% – normal
  • 20 – 30% – moderadamente elevado
  • > 30% – muito elevado

Com exceção dos danos causados pela idade, alguns fatores que desencadeiam a fragmentação do DNA espermático são transitórios ou podem ser revertidos. O tabagismo, má alimentação e sedentarismo são questões que podem ser facilmente corrigidas, contribuindo para a melhora da capacidade reprodutiva do homem.

Desse modo, ações como investir em uma alimentação saudável, realizar atividades físicas, abandonar o cigarro e utilizar suplementos com antioxidante ajudam a diminuir índices de fragmentação de DNA espermático. Além disso, quando a fragmentação é causada por doenças como a varicocele, a correção cirúrgica pode contribuir para a recuperação da fertilidade masculina.

Como preservar a fertilidade?

Como vimos, uma vida com hábitos nocivos pode comprometer a fertilidade masculina elevando a fragmentação de DNA espermático. Por isso, algumas formas de preservar a fertilidade incluem a adoção de hábitos saudáveis no dia a dia.

São muitas as alternativas que podem ajudar na preservação da capacidade reprodutiva. Além de tratamentos clínicos e cirúrgicos, outros procedimentos contribuem para melhorar a qualidade e aumentar a fertilidade em homens. 

Para isso, é importante consultar um especialista na área. Assim, por meio de exames específicos, é possível identificar as causas que interferem na fertilidade masculina, e também definir o tratamento indicado.

A análise de fragmentação do DNA espermático deve ser feita em uma clínica especializada em infertilidade. Assim, o casal pode ter conforto e segurança ao buscar alternativas que ajudem a diagnosticar os problemas de fertilidade. Por esse motivo, esse e outros exames estão disponíveis na MF Fertilidade. 

A MF Fertilidade é especializada em infertilidade e oferece serviço laboratorial para a realização de exames, garantindo qualidade e procedência de resultados. Localizada em um ponto estratégico de Belo Horizonte, a clínica oferece conforto e privacidade para os pacientes que precisam de tratamento.

Gostou destas informações? Então, siga nossas redes sociais para acompanhar mais assuntos como este. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn!

Assine nossa newsletter

Conteúdos relacionados