A capacidade reprodutiva pode ser avaliada por meio de exames de diagnóstico. Um deles é o espermograma, teste capaz de identificar quando o homem apresenta baixo número de espermatozoides.
A baixa contagem de espermatozoides reduz as chances dos gametas alcançarem o óvulo, causando problemas de fertilidade. A seguir, veja como o baixo número de espermatozoides no espermograma pode ter impacto na capacidade reprodutiva!
O que é o espermograma?
O espermograma é um exame laboratorial usado para analisar a qualidade do sêmen e indicado quando há suspeita de condições físicas, genéticas e imunológicas de comprometimento dos espermatozoides.
A coleta de amostra para o espermograma passa por análise macroscópica e microscópica. Dessa forma, é possível avaliar as condições físicas, como volume, coloração, viscosidade, pH e liquefação.
Além disso, o exame observa o número e concentração de espermatozoides, forma, vitalidade e motilidade, medindo também os níveis de células de defesa do sistema imune, chamadas leucócitos.
Essencial para investigar a infertilidade no homem, o espermograma permite avaliar quão bem está o sistema reprodutivo masculino. Isso porque o exame pode identificar alterações que ajudam a diagnosticar possíveis causas dos problemas de fertilidade e também demais problemas que afetam a saúde masculina.
Qual impacto na capacidade reprodutiva quando o exame indica baixo número de espermatozoides?
Em uma amostra de sêmen, a quantidade considerada normal é de, pelo menos, 15 milhões de espermatozoides por ml (mililitro) ejaculado. No entanto, podem ocorrer diferentes situações, como o baixo número de espermatozoides ou a ausência de espermatozoides na amostra. Veja como são classificados.
Oligospermia
A oligospermia é o baixo número de espermatozoides. Essa classificação é considerada quando a amostra de sêmen contém entre menos de 100.000 e 15 milhões de espermatozoides/mL. Pode ser originada de infecções, varicocele ou ISTs (infecções sexualmente transmissíveis).
A oligospermia também pode resultar de efeitos colaterais do uso de medicamentos. Entre os que podem causar baixo número de espermatozoides estão imunossupressores, anticonvulsivantes, quimioterápicos e antipsicóticos.
Criptozoospermia
A criptozoospermia é a ausência de espermatozoides vivos na amostra inicial, sendo encontrados somente após a centrifugação da amostra. É classificado quando o baixo número de espermatozoides é menor que de 100.000/mL.
Azoospermia
A azoospermia é classificada como ausência de espermatozoides na amostra de sêmen. Essa condição pode estar relacionada a infecções bacterianas em canais seminais, ISTs, varicocele, e outras condições.
Como a baixa capacidade reprodutiva pode ser modificada?
A baixa capacidade reprodutiva pode ser revertida por meio de tratamentos especializados. Por esse motivo, é fundamental buscar ajuda médica especializada assim os problemas para engravidar surgirem.
Desse modo, o casal pode realizar exames que permitem obter o diagnóstico correto das causas e possibilita o tratamento adequado. Separamos a seguir, as terapias realizadas na MF Fertilidade, clínica especializada em tratamentos para a fertilidade.
Tratamentos clínicos
O tratamento clínico na MF Fertilidade envolve a orientação e aconselhamento do casal para interromper hábitos e estilo de vida não saudável. Dessa forma, é possível evitar e tratar infecções e doenças específicas que podem causar infertilidade, como o baixo número de espermatozoides.
Quando é necessário, terapias medicamentosas podem ser indicadas para reverter, corrigir e melhorar parâmetros. Isso permite aumentar as chances para a concepção natural.
Alguns dos tratamentos de fertilidade que envolvem ou não intervenções medicamentosas podem ser antioxidante, hormonal e contra ISTs. Além disso, a instituição também conta com tratamento pré-FIV (fertilização in vitro), pré-IIU (inseminação intrauterina), aconselhamento genético e Projeto Health & Wellness coaching.
Tratamentos cirúrgicos
Certas situações podem ser revertidas com tratamentos cirúrgicos, como a varicocele, por exemplo. Assim, a MF Fertilidade também conta com profissionais capacitados e especializados em procedimentos cirúrgicos, caso seja uma das alternativas terapêuticas indicada.
O baixo número de espermatozoides no espermograma pode representar problemas de fertilidade em homens. Portanto, é muito importante procurar atendimento especializado em uma clínica com experiência, equipe qualificada, estrutura adequada e equipamentos modernos, como a MF Fertilidade.
Ficou interessado? Então, entre em contato conosco e agende uma consulta!