capacidade-reprodutiva

Compartilhar artigo

Quais são as situações que podem ser revertidas diante de diagnóstico de baixa capacidade reprodutiva?

Quando não se tem sucesso na gravidez após relações sexuais frequentes sem uso de contraceptivo, é importante que o casal procure ajuda médica. A baixa capacidade reprodutiva é constatada após a realização de exames que contribuem para diagnosticar as causas de infertilidade.

No entanto, algumas situações podem ser revertidas diante desse diagnóstico. Continue a leitura para conhecer as principais causas da baixa capacidade reprodutiva e como é possível reverter essa situação.

Quais as causas da baixa capacidade reprodutiva?

A baixa capacidade reprodutiva em homens e mulheres pode ser motivada por diferentes causas. A seguir, listamos as principais causas dos problemas de fertilidade feminino e masculino. 

Causas da baixa capacidade reprodutiva em mulheres

  • síndrome dos ovários policísticos;
  • obstrução de trompas;
  • idade avançada;
  • endometriose;
  • infecções.

Causas da baixa capacidade reprodutiva em homens

  • bloqueio em dutos de transporte de espermatozoides;
  • contagem de espermatozoides;
  • motilidade de espermatozoides;
  • ejaculação retrógrada;
  • problemas hormonais;
  • medicamentos;
  • varicocele;
  • infecções.

Como a baixa capacidade reprodutiva pode ser identificada?

Ao perceber problemas para uma concepção, o casal deve procurar uma clínica especializada em fertilidade. Desse modo, a baixa capacidade reprodutiva pode ser diagnosticada por meio de exames específicos, como:

  • fragmentação o DNA espermático;
  • ressonância magnética da pelve;
  • ultrassonografia transvaginal;
  • hormônio antimülleriano;
  • biópsia de endométrio;
  • histerossalpingografia;
  • videolaparoscopia;
  • dosagem hormonal;
  • função espermática;
  • espermograma.

Como essas situações podem ser revertidas?

Após a realização dos exames para avaliar e diagnosticar a baixa capacidade reprodutiva, os profissionais da clínica podem avaliar o melhor tratamento para cada situação. A seguir, conheça os tratamentos realizados na MF Fertilidade que ajudam a reverter a baixa capacidade reprodutiva.

Tratamentos clínicos

O tratamento clínico realizado na MF Fertilidade envolve a orientação e aconselhamento do casal para interromper hábitos e estilo de vida não saudável, prevenindo e tratando infecções e realizando o tratamento de doenças específicas que podem causar infertilidade

Quando é necessário, terapias medicamentosas podem ser indicadas para reverter, corrigir e melhorar parâmetros dos gametas. Isso permite aumentar as chances para a concepção natural. 

Alguns dos tratamentos de fertilidade que envolvem ou não intervenções medicamentosas podem ser antioxidante, hormonal e contra ISTs (infecções sexualmente transmissíveis). Além disso, a instituição também conta com tratamento pré-FIV (fertilização in vitro), pré-IIU (inseminação intrauterina), aconselhamento genético e Projeto Health & Wellness coaching.

Tratamentos cirúrgicos

Visto que algumas situações podem ser revertidas com tratamentos cirúrgicos, como a varicocele, a MF também oferece esse tipo de tratamento, desde que sejam indicados como alternativa terapêutica.

Como recuperar e preservar a capacidade reprodutiva?

A recuperação e preservação da capacidade reprodutiva do casal pode ocorrer com a adoção de práticas que ajudam a melhorar a qualidade de vida. Dessa forma, com o bom funcionamento do organismo, a capacidade reprodutiva também melhora. Confira algumas dicas que contribuem para isso.

Ter uma alimentação saudável

A alimentação afeta a fertilidade conjugal. Alguns alimentos podem alterar os níveis de hormônios no organismo, comprometendo os hormônios sexuais. Assim, para recuperar a capacidade reprodutiva, o casal deve ter uma alimentação saudável e equilibrada, preferindo o consumo de frutas, verduras, legumes e peixes. Afinal, contribuem para estimular a maturação dos óvulos e melhoram a qualidade dos espermatozoides

Evitar obesidade e sobrepeso

A manutenção do peso é outra prática que contribui para combater a baixa capacidade reprodutiva. Afinal, o baixo peso ou o sobrepeso pode influenciar diretamente na ovulação. Por isso, além da alimentação adequada, o casal deve realizar atividades físicas. A recomendação é de, pelo menos, 30 minutos de exercícios físicos diariamente. 

Abandonar hábitos não saudáveis

Hábitos que não são saudáveis podem prejudicar a saúde do organismo. Consequentemente, prejudicam a saúde reprodutiva. Desse modo, o casal deve retirar alguns hábitos do cotidiano e melhorar a qualidade de vida, contribuindo para a recuperação da fertilidade. 

Assim, é importante evitar o cigarro, consumo excessivo de álcool, uso de drogas, sedentarismo, automedicação, uso de anabolizantes e exposição a metais pesados e pesticidas.

Combater o estresse

O estresse pode provocar alteração hormonal e afetar a qualidade dos gametas. Por isso, combater o estresse é importante para a recuperação da capacidade reprodutiva. Assim, o casal pode adotar exercícios de relaxamento, meditação, atividades relaxantes e terapia para melhorar esse fator.

Buscar ajuda médica

Por fim, recuperar a capacidade reprodutiva em homens e mulheres pode exigir tratamentos associados às medidas acima. Dessa forma, é importante buscar ajuda médica especializada assim que perceber problemas para engravidar. Assim, o casal pode realizar exames e obter o diagnóstico que possibilita um tratamento adequado. 

A baixa capacidade reprodutiva pode ter diferentes causas em homens e mulheres. No entanto, com a investigação correta, é possível reverter essa realidade por meio de tratamentos feitos com profissionais especializados em fertilidade.

Ficou interessado neste assunto? Então, veja também como a união do casal pode aumentar a fertilidade!

Assine nossa newsletter

Conteúdos relacionados