fertilidade

Compartilhar artigo

Por que o tratamento de câncer de próstata pode afetar a saúde sexual e a fertilidade masculina?

A perda da função sexual e fertilidade é uma das preocupações de homens que precisam se submeter ao tratamento para câncer de próstata. Atualmente, com a evolução das técnicas cirúrgicas, é possível ter maior precisão, aumentando as chances de preservar a capacidade de ereção

Contudo, o tratamento de câncer de próstata ainda afeta a fertilidade masculina de diversas formas. Por isso, o planejamento antes de iniciar a terapia oncológica é fundamental para homens que desejam ter filhos no futuro. Continue conosco para entender mais sobre esse assunto!

Como é o tratamento do câncer de próstata? 

O tratamento do câncer de próstata varia conforme as características individuais do paciente. Entre os mais utilizados estão técnicas como radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e cirurgia. Em muitos casos, os procedimentos podem ser associados, buscando melhores resultados.

Qual sua relação com a infertilidade masculina?

No câncer de próstata, o tratamento escolhido é baseado no estágio do tumor e extensão da área atingida. Os métodos empregados afetam a fertilidade masculina ao diminuir ou eliminar células responsáveis pela produção dos espermatozoides. Veja como cada forma de tratamento de câncer de próstata pode afetar a saúde sexual do homem.

 Quimioterapia

Na quimioterapia, utilizam-se substâncias que dificultam a produção de espermatozoides maduros, podendo até mesmo interromper definitivamente sua criação. Em alguns casos, a produção pode ser restabelecida após alguns anos do fim do tratamento. No entanto, isso dependerá da intensidade da terapia e tipo de medicação utilizada.

Radioterapia

A capacidade da produção de espermatozoides pode ser comprometida por meio da radioterapia. Isso porque, a radiação atinge as células cancerígenas e também saudáveis, diminuindo a produção de sêmen e prejudicando sua qualidade.

Cirurgia

A cirurgia no tratamento de câncer de próstata é chamada de prostatectomia, e consiste na remoção da glândula, seja parcial ou total. Desse modo, ocorre interrupção na produção de sêmen, afetando a ejaculação. O homem pode ter ereção, contudo, a ejaculação do sêmen não acontece, impossibilitando a fertilidade.

Hormonioterapia

A hormonioterapia consiste em uma forma de tratamento que afeta a função sexual devido o bloqueio da ação da testosterona, responsável pela produção dos espermatozoides. Sem o hormônio em circulação, ocorre a perda de libido e disfunção erétil. 

Como o homem pode prevenir que o tratamento de câncer de próstata afete sua vida sexual e fertilidade?

Algumas medidas podem ser consideradas para minimizar os efeitos do tratamento de câncer de próstata na saúde sexual e fertilidade masculina. Por isso, é importante que, antes de iniciar a terapia, o homem converse com o médico, conhecendo as alternativas. A preservação da capacidade reprodutiva pode ocorrer por meio da coleta e armazenamento de esperma, na criopreservação

Por meio dessa técnica, em que os espermatozoides saudáveis são captados para congelamento prévio, a fertilidade pode ser resguardada mesmo diante do tratamento para câncer. O método permite que o material biológico seja refrigerado de forma adequada e preservado por tempo indeterminado. Dessa forma, o homem pode utilizá-lo após o final do tratamento ou mesmo alguns anos depois. 

Quando essa solução não é adotada, seja pela pressa no início da terapia oncológica ou outros motivos, algumas alternativas posteriores ao tratamento podem ser consideradas, como uso de medicamentos estimulantes para a produção de esperma ou técnicas de extração como a TESA (aspiração percutânea de espermatozoides do testículo). No entanto, esse método nem sempre apresenta resultados positivos. Afinal, é importante avaliar o tratamento oncológico usado, sua intensidade e área aplicada.

A saúde sexual e a fertilidade masculina podem ser afetadas de diferentes formas durante o tratamento de câncer de próstata. Desse modo, é muito importante que o paciente oncológico receba orientação e busque uma clínica especializada em fertilidade para conhecer as opções de preservação da capacidade reprodutiva após o tratamento.

Ficou interessado nesse assunto? Confira também 3 motivos para investir na preservação da capacidade reprodutiva!

Assine nossa newsletter

Conteúdos relacionados