tratamento-de-fertilidade

Compartilhar artigo

Quais exames a MF Fertilidade realiza para investigação e tratamento de infertilidade?

A infertilidade é uma condição que impede o casal alcançar uma concepção. Contudo, por meio do tratamento de infertilidade esse impeditivo pode ser solucionado. Afinal, boa parte das causas de infertilidade podem ser tratadas e, uma vez resolvidas, a capacidade reprodutiva é restabelecida. 

Para que o paciente receba o tratamento adequado, o médico precisa identificar as causas por meio de exames específicos. A seguir, você vai conhecer quais são os exames para investigação e tratamento de infertilidade na MF Fertilidade!

Quais são as principais causas de infertilidade no homem?

A infertilidade masculina pode ter como causa uma doença ou alteração nos espermatozoides. Além disso, a causa pode ser de origem externa, sendo relacionada aos hábitos e estilo de vida do homem. Confira as principais causas de infertilidade identificadas.

Varicocele

A varicocele atinge cerca de 40% dos homens com problemas de fertilidade, sendo a causa reversível mais comum da infertilidade masculina. Nessa condição, ocorre a dilatação de veias localizadas nos testículos. Com isso, o fluxo sanguíneo pode ser afetado e aumentar a temperatura local, ação que prejudica a produção e qualidade dos espermatozoides.

Azoospermia

A azoospermia é outra causa associada à infertilidade masculina. Nessa condição ocorre a ausência de espermatozoides no sêmen devido a causas genéticas, endócrinas, estruturais e obstrutivas. 

Criptorquidia

A criptorquidia é uma condição congênita, sendo caracterizada quando os testículos não descem completamente para o escroto, durante o desenvolvimento fetal. Ela também está entre os motivos que levam o homem a buscar tratamento de infertilidade.

Problemas hormonais

Os fatores hormonais podem comprometer o sistema reprodutor masculino. Isto porque a produção de espermatozoides necessita níveis adequados de testosterona endógena (produzida pelo próprio testiculo) e um estímulo de outro hormônio chamado FSH (hormônio folículo estimulante). As alterações nestes hormônios podem prejudicar a fertilidade do homem.

Infecções

Algumas infecções graves podem causar o comprometimento do sistema reprodutor masculino. Entre as mais comuns, estão a clamídia e a gonorreia, infecções que, quando não tratadas, podem levar a quadros obstrutivos.

Outros fatores

Outros fatores podem estar relacionados à infertilidade masculina. Entre eles, hábitos de vida que influenciam a produção e qualidade dos espermatozoides, como uso de alguns medicamentos, abuso de drogas, álcool, tabagismo, obesidade e estresse.

Como a infertilidade masculina é diagnosticada?

Quando o motivo da infertilidade masculina é identificado, o problema pode ser tratado. Por isso, ao procurar ajuda médica especializada em uma clínica de fertilidade, especialistas poderão realizar o diagnóstico correto por meio de exame físico, histórico médico, espermograma e exames laboratoriais andrológicos especializados. Dessa forma, é possível ter a investigação e tratamento de infertilidade adequadamente.

Quais os exames usados para investigação e tratamento de infertilidade na MF Fertilidade?

Quando existe a suspeita de infertilidade, após a primeira consulta, o paciente deve realizar alguns testes para o médico avaliar sua capacidade reprodutiva. Na MF Fertilidade são feitos o espermograma, função espermática, análise hormonal e fragmentação do DNA. Conheça um pouco mais sobre eles.

Espermograma

O espermograma avalia a qualidade do sêmen. Esse teste laboratorial é feito quando existe a suspeita de que as condições físicas, imunológicas e genéticas do homem podem comprometer as condições do espermatozoide. Consequentemente, interfere na fertilidade. 

Para o exame de espermograma, uma amostra de sêmen é coletada e analisada de forma macroscópica e microscópica. Assim, o especialista pode avaliar o conteúdo a olho nu, e avalia condições físicas como volume, coloração, viscosidade, liquefação e pH do sêmen. 

Além disso, o sêmen é analisado microscopicamente, para observar o número e a concentração, a motilidade, forma e vitalidade dos espermatozoides. Da mesma forma, o profissional mede no exame os níveis de leucócitos, células de defesa do sistema imune.

Função espermática

O exame de função espermática é feito quando não foi encontrada alteração no espermograma. Isso porque, ainda que o sêmen tenha boa concentração de espermatozoides com qualidade, algumas barreiras devem ser transpostas para a fecundação ocorrer. Os espermatozoides devem encontrar, aderir, entrar e ativar o óvulo, juntando os dois núcleos (do óvulo e do espermatozoide). Dessa forma, realizam-se as primeiras divisões celulares do embrião. O exame de função espermática testa essa ação.

Análise hormonal

A avaliação de dosagem hormonal é realizada por análise sanguínea. Desse modo, o exame possibilita ao médico observar a presença de importantes alterações nas taxas de hormônios responsáveis pela produção de testosterona e relacionados à produção dos espermatozoides, o FSH (hormônio folículo estimulante) e LH (hormônio luteinizante).

Fragmentação do DNA

Por fim, a MF Fertilidade também realiza o exame de fragmentação do DNA. A fragmentação do DNA espermático é a quebra do material genético dos espermatozoides que ocorre devido à presença de radicais livres.

O teste de análise de fragmentação de DNA espermático é feito para investigar possíveis causas de infertilidade. Além dele, também são usados outros testes na MF Fertilidade, cada um abordando diferentes aspectos da fragmentação.

Agora você já sabe quais exames são feitos para a investigação e tratamento de infertilidade na MF Fertilidade. Se você e sua parceira estão com problemas para a concepção, procure nossos profissionais. Nossa clínica conta com a melhor estrutura, tecnologia moderna e equipe altamente capacidade.

Está pronto para descobrir o que pode estar relacionado aos seus problemas de fertilidade? Então, agende sua consulta na MF Fertilidade!

Assine nossa newsletter

Conteúdos relacionados