infertilidade-masculina

Compartilhar artigo

5 Soluções naturais e alternativas para a infertilidade masculina

A infertilidade masculina ocorre quando o homem apresenta problemas para engravidar a parceira naturalmente, após 1 ano de tentativas com relações sexuais frequentes e sem uso de método contraceptivo. 

Ao identificar a dificuldade, o homem deve procurar auxílio médico, de modo a obter ajuda para a identificação das causas e possíveis tratamentos. Além disso, algumas soluções naturais e alternativas contribuem para diminuir o risco de infertilidade masculina. Veja quais são, a seguir.

Principais causas da infertilidade no homem

A infertilidade masculina ocorre em sua maioria devido a uma doença ou alteração nos espermatozoides. No entanto, as causas também podem estar relacionadas a fatores externos, como hábitos de vida. As principais causas de infertilidade no homem, são:

  • varicocele;
  • problemas hormonais;
  • infecções;
  • obesidade;
  • tabagismo;
  • exposição a ambientes tóxicos.

5 soluções naturais e alternativas para infertilidade masculina

Para diminuir o risco de desenvolvimento da infertilidade masculina, algumas alternativas e soluções naturais podem ser adotadas. Dessa forma, é possível melhorar a saúde reprodutiva, a qualidade e produção dos espermatozoides, e evitar doenças causadas por fatores externos. 

1. Dieta saudável

Uma dieta rica em vitaminas, minerais, antioxidantes e nutrientes essenciais pode ajudar a melhorar a saúde reprodutiva e diminuir os riscos para a infertilidade masculina. Alguns alimentos podem alterar os níveis de hormônios no organismo, comprometendo também os hormônios sexuais

Assim, manter uma alimentação saudável e equilibrada auxilia na manutenção da saúde. Por isso, prefira o consumo de frutas, verduras, legumes e peixes. Esses alimentos melhoram a qualidade dos espermatozoides. Do mesmo modo, é importante evitar o consumo de frituras, carnes vermelhas e peixes que podem conter grande quantidade de metais pesados, assim como alimentos processados.

2. Controle do estresse

 O estresse pode gerar graves consequências para a saúde, como doenças cardíacas, doenças crônicas, e distúrbios que afetam a fertilidade masculina. Isso porque essa resposta atinge diversos sistemas do organismo ao desregular os níveis de cortisol, hormônio responsável pela regulação do próprio estresse.

Ao sofrer situações de estresse os níveis de testosterona podem cair. Com isso, a produção e qualidade dos espermatozoides é comprometida, aumentando o risco para infertilidade masculina. Da mesma forma, a resposta ao estresse pode prejudicar a fertilidade diante da dificuldade de ereção ou diminuição do desejo sexual. Para evitar tais problemas, o homem deve controlar os momentos de estresse realizando atividades como exercícios físicos, meditação, ioga e também terapia.

3. Exercícios físicos

Praticar exercícios físicos com regularidade ajuda a prevenir o sedentarismo, sobrepeso e obesidade, fatores que aumentam o risco de infertilidade masculina. A obesidade pode levar à disfunção erétil pela redução dos níveis de testosterona. 

Além disso, em homens obesos, as camadas de tecido adiposo na região da coxa e da virilha aumentam a temperatura dos testículos. Isso afeta negativamente a quantidade e qualidade dos espermatozoides.

Do mesmo modo, existe uma prevalência de oligozoospermia (baixo número de espermatozoides em uma amostra de sêmen) e azoospermia (ausência de espermatozoides no sêmen) entre homens com sobrepeso e obesidade. Portanto, além da alimentação adequada, o homem deve realizar atividades físicas por, pelo menos, 30 minutos diariamente. 

4. Evitar substâncias tóxicas 

A exposição a substâncias tóxicas pode afetar a qualidade do esperma e a fertilidade masculina. Assim, é importante que o homem evite hábitos nocivos que envolvam essas substâncias, como:

  • tabagismo;
  • consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
  • sedentarismo;
  • uso de drogas;
  • automedicação;
  • exposição a pesticidas e metais pesados;
  • uso de anabolizantes.

5. Buscar ajuda médica

Por fim, para diminuir o risco de infertilidade masculina o homem deve realizar exames de rotina, e buscar ajuda médica assim que perceber complicações para a gravidez ocorrer. Dessa forma, é possível realizar exames e obter o diagnóstico que possibilita um tratamento adequado. 

Como melhorar a capacidade reprodutiva e diminuir o risco para infertilidade masculina

A capacidade reprodutiva pode ser preservada quando o homem passa a adotar mudanças nos hábitos de vida, como alimentação equilibrada e saudável e prática de atividades físicas regulares.

Além disso, é importante evitar o uso de drogas, cigarro, abuso de álcool, exposição a substâncias tóxicas e praticar atividades que proporcionem o relaxamento e bem-estar. Em conjunto com essas mudanças, o homem deve procurar auxílio médico para constatar as causas dos problemas reprodutivos.

Para isso, é indispensável buscar ajuda em uma clínica de fertilidade. Com exames específicos, o médico pode avaliar e diagnosticar os motivos para a infertilidade masculina, elaborando o melhor plano terapêutico para a recuperação da capacidade reprodutiva.Quer saber mais sobre o assunto? Confira porque é importante investir na preservação da fertilidade masculina!

Assine nossa newsletter

Conteúdos relacionados